TEOT (Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia)

O TEOT, é o Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia, adquirido por médicos especialistas em ortopedia e traumatologia.  Após um exame escrito, oral e de habilidades, geralmente de alta dificuldade, o título é conferido pela SBOT, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. A prova é tradicionalmente realizada na cidade de Campinas – São Paulo, anualmente.

Incluindo todo o rol de conhecimentos da Ortopedia e Traumatologia, a prova ratifica a condição de ortopedista e traumatologista. Nela, os médicos são testados em perguntas e estudos de caso e habilidade, que mostram a preparação do candidato para exercer suas atividades.

Como é a Prova TEOT?

Conta com 100 perguntas de múltipla escolha nomeadas de A a D. Com questões sobre condições clínicas e diagnóstico, a prova escrita tem tempo previsto de 3 horas e meia. Já no exame oral a arguição e os questionamentos sobre situações clínicas é feita em forma de debate, com 2 especialistas, em 2 horas. No teste de exame físico e atitudes, o candidato será confrontado com 5 situações fictícias. Pacientes voluntários auxiliam nesse teste em de 30 minutos de avaliação.

Finalmente, no exame de habilidade, 5 situações práticas são apresentadas ao candidato. Essa demonstração de técnica cirúrgica feita em modelo músculo-esquelético artificial tem tempo de meia hora.

A habilitação prévia para exame TEOT, é um artigo científico, formatado de acordo com o edital do Exame.

prova teot sbot

Exame TEOT 2017

O exame de Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia 2017 já teve seu prazo de inscrição encerrado. A 46º edição do Exame de Especialista vai acontecer nos dias 9, 10 e 11 de março de 2017, em Campinas (SP).

Em 9 de março a prova inscrita dará início ao exame. A prova oral, de exame físico e atitudes, além da prova de habilidades cirúrgicas será feita pelos classificados nos dia 10 e 11.  Os resultados serão divulgados no dia 10 de abril de 2017.

Datas Importantes Segundo o Edital:

15/02/2017 Data final para recebimento de instruções gerais pelo site oficial.
09/03/2017 Primeira fase: Exame escrito.
09/03/2017 Publicação da lista de classificados para a segunda fase do Exame (até às 22h)
10 e 11/03/2017 Segunda fase: prova oral, prova de exame físico e atitudes, prova de habilidades.
10/04/2017 Data limite para divulgação do resultado final e lista de aprovados no 46º TEOT.

Como base, em 2014, foram 726 candidatos e 514 aprovados – em praticamente todos os estados do Brasil. Os novos especialistas em Ortopedia e Traumatologia tem direito ao título da Associação Médica Brasileira (AMB).

Peso do Exame TEOT 2017

Prova – Peso – Nota Máxima

Escrita – 40% – 4,0
Oral – 30% – 3,0
Exame Físico e Atitudes – 13% – 1,3
Habilidades – 13% – 1,3
Trabalho Científico-  4% – 0,4
Total – 100% – 10

Ortopedia BR deseja boa sorte a todos os pretendentes!

Confira o Edital-TEOT-2017

Ache um Ortopedista Especialista com TEOT. Clique aqui.

ORTOPedia BR

Autor: ORTOPedia BR

Maior portal de busca de ortopedistas do Brasil. Pesquise nossa listagem de especialistas. Só aqui você encontra todas as informações mais relevantes sobre o mundo da ortopedia e especialistas em joelho, ombro e cotovelo, pé, coluna...

  • C9G5O69

    Excelente artigo. Agradecimentos mil !!

  • Adilson José

    Bom dia! Meu ligamento rompeu ha mais de 2 anos. Qual o risco que corro se nao fizer a cirurgia??

  • José Rodrigues Junior

    PEÇO A DEUS QUE ME CURE, POIS ESTOU COM O BRAÇO FRACO !!!

    • Fernando Souza

      Faça hidroginástica e natação. Baixo impacto e alto fortalecimento, melhorando a musculatura e amplitude dos braços.

  • Vinícius

    Voltei a correr depois de 3 meses parados de qualquer aeróbico. Logo no primeiro treino já senti a canela queimando, travada e dolorida na primeira volta de 500m…Se eu não treinar, de acordo com esse artigo, eu nunca vou voltar ao q era antes e a dor sempre acontecerá quando eu tentar correr. Inúmeras situações de dores exigem q a pessoa continue treinando para fazer o corpo se fortalecer como era antes. Mas estes artigos sempre fazem terrorismo. Se o mundo fosse bem como querem q seja nesses textos de internet, o ser humano seria mais fraco do q já é.

    • Diego F G

      Cara já ouviu falar do David Goggins? O cara é o exemplo do que você falou. Se não conhece, recomendo conhecer. Abraços!

    • Felipe Bernardo

      Seu tornozelo estralava? O meu estrala bem encima do calcanho, se eu fico sem colocar toda a planta do pé no chão e movo ele..

      • Vinícius

        Não, só a canela queimava de uma forma muito intensa, mas eu ligava o foda-se e continuava.

    • Fernando Souza

      A órtese noturna que alonga os pés é maravilhosa. Eu não podia mais participar de corridas, esteiras, gastava muito com tênis e palmilhas. Fazia todos os dias fisioterapia e cheguei a fazer ondas de choque. A indicação médica era cirúrgica. Continuei com as fisioterapias e alongamentos e comprei essa órtese. Meu pé é outro depois de 6 meses. E invista em palmilhas desenhadas para os seus pés, isso fará muita diferença na sua vida. Faço 2 horas de esteira e o que dói são as pernas, nem lembro mais que tenho pés.

  • muito bem explicado…o tratamento da coluna vertebral depende sempre da origem do problema ou dor…

  • Julio Arbumio

    Minha esposa sofreu um entorse a muitos anos e não fez nenhum tratamento desde que eu a conheço tem o tornozelo inchado com edema e não posso nem mesmo tocar nesse tornozelo por ela sente muita dor ,sempre sente dor nesse tornozelo após algumas horas em pé a dor sempre aumenta .Será que tem algum tratamento nesse caso ??