Fonte: Site SBOT: www.portalsbot.org.br

SBOT e as Sociedades Especializadas da Ortopedia

SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) é uma associação nacional de especialidade médica conveniada à Associação Médica Brasileira (AMB). É a sociedade responsável pela formação dos especialistas em ortopedia no Brasil. Promove educação continuada através de Jornadas, Simpósios e Congressos além de difundir o conhecimento científico entre seus membros através da sua revista, a RBO (Revista Brasileira de Ortopedia). Promove campanhas educacionais e sociais e é a responsável pela emissão do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia, o TEOT. O título é obtido através de prova após o cumprimento dos três anos de especialização na área. Representa a especialidade perante os órgãos públicos e os Conselhos Regionais e Federal de Medicina.

 

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT foi fundada em 1935. No ano seguinte organizou o primeiro Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (CBOT), um dos maiores congressos mundiais e o mais importante da América Latina. Criou, em 1972, a prova que concede o Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT), acabando com a titulação automática após o término da especialização ou residência médica, garantindo maior qualidade aos seus titulados.

 

Principais Sociedades de Ortopedia

A Ortopedia é uma das especialidades da medicina com mais sub-especialidades. Tendo de lidar com todo o corpo humano e o amplo sistema músculo-esquelético, nada mais normal do que os profissionais da área se tornarem especialistas em articulações específicas.

Para se reunirem, discutirem casos, aumentarem seu conhecimento específico e desenvolverem-se plenamente como categoria foram criadas diversas sociedades e associações.

Lista de sociedades de ortopedia especializadas, ligadas à SBOT:

Confira aqui as principais sociedades de sub especialidades da ortopedia e traumatologia.

SBCJ – Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho

SBQ – Sociedade Brasileira de Quadril

SBCM – Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão

SBC – Sociedade Brasileira de Coluna

ABTPE – Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé

https://www.abtpe.org.br/

SBOP – Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica

www.sbop.org.br/

SBCOC – Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo

ABOO – Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica

www.aboo.med.br/

SBTO – Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico

http://www.sbto.org.br/

 

Em busca de um ortopedista especialista? Clique aqui.

Fonte: Site SBOT: www.portalsbot.org.br

ORTOPedia BR

Autor: ORTOPedia BR

Maior portal de busca de ortopedistas do Brasil. Pesquise nossa listagem de especialistas. Só aqui você encontra todas as informações mais relevantes sobre o mundo da ortopedia e especialistas em joelho, ombro e cotovelo, pé, coluna...

  • C9G5O69

    Excelente artigo. Agradecimentos mil !!

  • Adilson José

    Bom dia! Meu ligamento rompeu ha mais de 2 anos. Qual o risco que corro se nao fizer a cirurgia??

  • José Rodrigues Junior

    PEÇO A DEUS QUE ME CURE, POIS ESTOU COM O BRAÇO FRACO !!!

    • Fernando Souza

      Faça hidroginástica e natação. Baixo impacto e alto fortalecimento, melhorando a musculatura e amplitude dos braços.

  • Vinícius

    Voltei a correr depois de 3 meses parados de qualquer aeróbico. Logo no primeiro treino já senti a canela queimando, travada e dolorida na primeira volta de 500m…Se eu não treinar, de acordo com esse artigo, eu nunca vou voltar ao q era antes e a dor sempre acontecerá quando eu tentar correr. Inúmeras situações de dores exigem q a pessoa continue treinando para fazer o corpo se fortalecer como era antes. Mas estes artigos sempre fazem terrorismo. Se o mundo fosse bem como querem q seja nesses textos de internet, o ser humano seria mais fraco do q já é.

    • Diego F G

      Cara já ouviu falar do David Goggins? O cara é o exemplo do que você falou. Se não conhece, recomendo conhecer. Abraços!

    • Felipe Bernardo

      Seu tornozelo estralava? O meu estrala bem encima do calcanho, se eu fico sem colocar toda a planta do pé no chão e movo ele..

      • Vinícius

        Não, só a canela queimava de uma forma muito intensa, mas eu ligava o foda-se e continuava.

    • Fernando Souza

      A órtese noturna que alonga os pés é maravilhosa. Eu não podia mais participar de corridas, esteiras, gastava muito com tênis e palmilhas. Fazia todos os dias fisioterapia e cheguei a fazer ondas de choque. A indicação médica era cirúrgica. Continuei com as fisioterapias e alongamentos e comprei essa órtese. Meu pé é outro depois de 6 meses. E invista em palmilhas desenhadas para os seus pés, isso fará muita diferença na sua vida. Faço 2 horas de esteira e o que dói são as pernas, nem lembro mais que tenho pés.

  • muito bem explicado…o tratamento da coluna vertebral depende sempre da origem do problema ou dor…

  • Julio Arbumio

    Minha esposa sofreu um entorse a muitos anos e não fez nenhum tratamento desde que eu a conheço tem o tornozelo inchado com edema e não posso nem mesmo tocar nesse tornozelo por ela sente muita dor ,sempre sente dor nesse tornozelo após algumas horas em pé a dor sempre aumenta .Será que tem algum tratamento nesse caso ??

  • Giseli Cristina

    Eu tropessei num gato 24 depois esse me ao qual tropecei até a água do banho foi.. até o passo da perna
    O outro tornozelo tá ficando igual .
    Isso q è estranho.