A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho – SBCJ é a entidade que zela pelo cirurgião especialista em joelho. A SBCJ é a responsável pela organização dos seus membros, zelando pela evolução do conhecimento desses especialistas.

A Sociedade de Cirurgia de Joelho abriga em seu corpo associativo apenas ortopedistas da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia). Promove congressos, simpósios e cursos com objetivo de nivelar o conhecimento e qualificar seu corpo de associados com as mais novas técnicas aplicadas em cirurgia de joelho.

Se o seu ortopedista é realmente especialista em joelho, ele deve deter o título de Membro SBCJ.

História da SBCJ – Cirurgia de Joelho

Na década de 70, a preocupação de estudiosos sobre o diagnóstico da lesão meniscal e a padronização da pneumoartrografia contrastada do joelho fez surgir o primeiro Clube do Joelho do Brasil, que, anos mais tarde, originaria a Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ).

Em 1979, a Associação Paulista de Medicina trouxe ao Brasil a maior autoridade norte-americana em Cirurgia do Joelho e Medicina Esportiva, o Dr. Jack C. Hughston, que se apresentou na XVIII Jornada do Interior do Estado de São Paulo em Cursos de Joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da FMUSP. A participação de Hughston consolidou conceitos e condutas, como a ficha de exame clínico proposta pelo Clube do Joelho, que passou a ser modelo aos ortopedistas do Brasil.

Em 1983, o Grupo de Joelho do IOT viabilizou o PRIMEIRO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CIRURGIA DO JOELHO, realizado em São Paulo, quando, oficialmente, foi fundada a Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho – SBCJ. Durante o evento, ocorreu a aprovação do logotipo e estatutos da SBCJ, bem como a eleição da primeira diretoria, composta pelos doutores Marco Amatuzzi (presidente), Gilberto Camanho, Olavo Padilha, Osmar Arbix Camargo e Yoshiki Ohumura.

A partir de então, a cirurgia do joelho no Brasil passou a receber maiores olhares da classe médica, aprofundando cada vez mais os estudos na área e ampliando o intercâmbio de conhecimento com outros países, principalmente europeus. A organização de eventos científicos relacionados passou a ser uma constante, contribuindo para o aprimoramento das técnicas empregas no Brasil e consolidando nossa Sociedade.

Congresso de Joelho 2017?

Veja aqui a listagem de Congressos de Joelho, Simpósios e Cursos promovidos e divulgados pela SBCJ – Sociedade Brasileira de Joelho

3º Simpósio Internacional de Artroplastias

Data: 10 de Fevereiro de 2017
Horários: das 8h às 17h
Local: Hotel Tivoli São Paulo – Mofarrej. Alameda Santos, nº 1437 – Cerqueira César. São Paulo (SP)
Informações: www.simposiodeartroplastias.com.br

15º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas

Avaliando o Padrão Ouro na Cirurgia de Joelho 2017
Data: 7 e 8 de Abril de 2017
Local: Royal Palm Plaza – Campinas (SP)
Informações: www.rveventos.net/campinas2017

VI Congresso Sul-Brasileiro de Cirurgia do Joelho 2017 – SBCJ

Data: 05 e 06 de maio de 2017
Local: Florianópolis, SC
Informações: www.sbcjsul2017.com.br

III Jornada Caipira de Cirurgia de Joelho 2017

Data: 09 de junho de 2017
Local: Piracicaba, SP
Mais informações em breve!

VIII Jornada Lyonesa no Brasil – LCA

Data: 31 de agosto a 2 de setembro de 2017
Local: Goiânia, GO

Ache um especialista em joelho. Clique aqui.

ORTOPedia BR

Autor: ORTOPedia BR

Maior portal de busca de ortopedistas do Brasil. Pesquise nossa listagem de especialistas. Só aqui você encontra todas as informações mais relevantes sobre o mundo da ortopedia e especialistas em joelho, ombro e cotovelo, pé, coluna...

  • C9G5O69

    Excelente artigo. Agradecimentos mil !!

  • Adilson José

    Bom dia! Meu ligamento rompeu ha mais de 2 anos. Qual o risco que corro se nao fizer a cirurgia??

  • José Rodrigues Junior

    PEÇO A DEUS QUE ME CURE, POIS ESTOU COM O BRAÇO FRACO !!!

    • Fernando Souza

      Faça hidroginástica e natação. Baixo impacto e alto fortalecimento, melhorando a musculatura e amplitude dos braços.

  • Vinícius

    Voltei a correr depois de 3 meses parados de qualquer aeróbico. Logo no primeiro treino já senti a canela queimando, travada e dolorida na primeira volta de 500m…Se eu não treinar, de acordo com esse artigo, eu nunca vou voltar ao q era antes e a dor sempre acontecerá quando eu tentar correr. Inúmeras situações de dores exigem q a pessoa continue treinando para fazer o corpo se fortalecer como era antes. Mas estes artigos sempre fazem terrorismo. Se o mundo fosse bem como querem q seja nesses textos de internet, o ser humano seria mais fraco do q já é.

    • Diego F G

      Cara já ouviu falar do David Goggins? O cara é o exemplo do que você falou. Se não conhece, recomendo conhecer. Abraços!

    • Felipe Bernardo

      Seu tornozelo estralava? O meu estrala bem encima do calcanho, se eu fico sem colocar toda a planta do pé no chão e movo ele..

      • Vinícius

        Não, só a canela queimava de uma forma muito intensa, mas eu ligava o foda-se e continuava.

    • Fernando Souza

      A órtese noturna que alonga os pés é maravilhosa. Eu não podia mais participar de corridas, esteiras, gastava muito com tênis e palmilhas. Fazia todos os dias fisioterapia e cheguei a fazer ondas de choque. A indicação médica era cirúrgica. Continuei com as fisioterapias e alongamentos e comprei essa órtese. Meu pé é outro depois de 6 meses. E invista em palmilhas desenhadas para os seus pés, isso fará muita diferença na sua vida. Faço 2 horas de esteira e o que dói são as pernas, nem lembro mais que tenho pés.

  • muito bem explicado…o tratamento da coluna vertebral depende sempre da origem do problema ou dor…

  • Julio Arbumio

    Minha esposa sofreu um entorse a muitos anos e não fez nenhum tratamento desde que eu a conheço tem o tornozelo inchado com edema e não posso nem mesmo tocar nesse tornozelo por ela sente muita dor ,sempre sente dor nesse tornozelo após algumas horas em pé a dor sempre aumenta .Será que tem algum tratamento nesse caso ??