O joelho é a maior articulação do corpo. É formado pela união de uma das extremidades do fêmur (osso da coxa), uma das extremidades da tíbia (osso da perna) e pela patela anteriormente. Entre o fêmur e a tíbia encontram-se duas estruturas de fibrocartilagem, com o formato de meia-lua, chamados de meniscos. Eles funcionam como amortecedores, fazendo a adaptação entre as superfícies cartilaginosas dos dois ossos (Figuras 1 e 2).

Anatomia dos meniscos

meniscos
Figura 1: Anatomia do Joelho, mostrando os dois meniscos em visão frontal e de cima. A lesão (tear em inglês) pode atingir ambos os meniscos.

 

Figura 2: Imagem artroscópica de um menisco normal

O joelho é uma articulação de carga porque suporta o peso do nosso corpo e, dentro dos nossos joelhos, são os meniscos que recebem e transferem as forças do fêmur para a tíbia.

Eles são machucados quando o joelho sofre uma torção, é hiperflexionado ou hiperestendido. Em qualquer uma dessas situações os meniscos são “esmagados” entre o fêmur e a tíbia e podem ter a sua estrutura rompida.

Os homens costumam machucar os meniscos do joelho jogando futebol. As mulheres, normalmente, machucam seus meniscos em atividades caseiras diárias como, por exemplo, ao agachar para pegar alguma coisa no chão.

Sintomas

Os sintomas mais comuns de lesão meniscal são dor, inchaço do joelho, estalidos e, em alguns casos, até o bloqueio articular, que acontece quando um grande fragmento de desloca dentro da articulação e impede o seu livre movimento.

Diagnóstico

O médico especialista em joelho costuma pedir um exame de imagem – a ressonância magnética – para estudar a causa da dor.

Tratamento ou Cirurgia?

O tratamento das lesões meniscais depende do tipo, da localização e da extensão da lesão. Pode ser conservador, com medicamentos, repouso e fisioterapia, por exemplo. Ou pode ser cirúrgico, nos casos onde houve rompimento da estrutura meniscal. Atualmente, com as técnicas artroscópicas, um cirurgião especialista resolve o problema em alguns minutos (Figuras 3 e 4).

Figura 3: Imagem artroscópica de um menisco rompido

 

Figura 4: Imagem artroscópica de um menisco depois de tratado

Recuperação

A recuperação é relativamente rápida e, em poucos dias, o paciente poderá retornar às suas atividades normais. É importante que o paciente com dor no joelho procure sempre um ortopedista especialista na área de cirurgia do joelho e traumatologia esportiva para ser corretamente avaliado.

 

 

Artigo escrito pelo Dr. Adriano de Araújo Karpstein, ortopedista especialista em joelho.

Adriano De Araujo Karpstein

Autor: Adriano De Araujo Karpstein

O Dr. Adriano Karpstein é médico com especializações nas áreas de Ortopedia e Traumatologia, Medicina Esportiva, Artroscopia e Cirurgia de Joelho. Tem mais de 20 anos de experiência. Foi médico dos três principais clubes de futebol profissional do Paraná: Coritiba Foot Ball Club, Paraná Clube e Clube Atlético Paranaense. Hoje dedica-se exclusivamente ao seu consultório privado, localizado na cidade de Curitiba, no Paraná, onde atende pacientes de todo o Brasil e também de outros países. Suas cirurgias são realizadas no Hospital Marcelino Champagnat, um dos melhores hospitais do país. É membro das principais sociedades médicas internacionais das suas especialidades ( ISAKOS, AAOS, SLARD, ICRS, AOSSM e AANA ). Está em constante atualização, frequentando os principais cursos e congressos internacionais, para disponibilizar para os seus pacientes as últimas novidades, os melhores tratamentos e as mais novas técnicas cirúrgicas. É referência em cirurgia artroscópica de joelho no Brasil.

  • C9G5O69

    Excelente artigo. Agradecimentos mil !!

  • Adilson José

    Bom dia! Meu ligamento rompeu ha mais de 2 anos. Qual o risco que corro se nao fizer a cirurgia??

  • José Rodrigues Junior

    PEÇO A DEUS QUE ME CURE, POIS ESTOU COM O BRAÇO FRACO !!!

    • Fernando Souza

      Faça hidroginástica e natação. Baixo impacto e alto fortalecimento, melhorando a musculatura e amplitude dos braços.

  • Vinícius

    Voltei a correr depois de 3 meses parados de qualquer aeróbico. Logo no primeiro treino já senti a canela queimando, travada e dolorida na primeira volta de 500m…Se eu não treinar, de acordo com esse artigo, eu nunca vou voltar ao q era antes e a dor sempre acontecerá quando eu tentar correr. Inúmeras situações de dores exigem q a pessoa continue treinando para fazer o corpo se fortalecer como era antes. Mas estes artigos sempre fazem terrorismo. Se o mundo fosse bem como querem q seja nesses textos de internet, o ser humano seria mais fraco do q já é.

    • Diego F G

      Cara já ouviu falar do David Goggins? O cara é o exemplo do que você falou. Se não conhece, recomendo conhecer. Abraços!

    • Felipe Bernardo

      Seu tornozelo estralava? O meu estrala bem encima do calcanho, se eu fico sem colocar toda a planta do pé no chão e movo ele..

      • Vinícius

        Não, só a canela queimava de uma forma muito intensa, mas eu ligava o foda-se e continuava.

    • Fernando Souza

      A órtese noturna que alonga os pés é maravilhosa. Eu não podia mais participar de corridas, esteiras, gastava muito com tênis e palmilhas. Fazia todos os dias fisioterapia e cheguei a fazer ondas de choque. A indicação médica era cirúrgica. Continuei com as fisioterapias e alongamentos e comprei essa órtese. Meu pé é outro depois de 6 meses. E invista em palmilhas desenhadas para os seus pés, isso fará muita diferença na sua vida. Faço 2 horas de esteira e o que dói são as pernas, nem lembro mais que tenho pés.

  • muito bem explicado…o tratamento da coluna vertebral depende sempre da origem do problema ou dor…

  • Julio Arbumio

    Minha esposa sofreu um entorse a muitos anos e não fez nenhum tratamento desde que eu a conheço tem o tornozelo inchado com edema e não posso nem mesmo tocar nesse tornozelo por ela sente muita dor ,sempre sente dor nesse tornozelo após algumas horas em pé a dor sempre aumenta .Será que tem algum tratamento nesse caso ??

    • ETNC mix Eletronica

      Boa noite, era pra ter feito algum tratamento, como imobilização para conservar e recuperar, essa dor pode ser duas coisas ou rompeu algum ligamento ou fraturou algum osso e com o tempo esse osso se consolidou sem nenhum tratamento, só que colou errado e isso pode zerar dor e edema, eu aconselho você procurar o ortopedista especialista em tornozelo