LCA ou ligamento cruzado anterior é um dos mais importantes ligamentos do joelho. Localizado na região central da articulação, a sua função é impedir a rotação e a translação da tíbia anteriormente, em relação ao fêmur. (Figuras 1 e 2).

ligamento cruzado anterior
Figura 1: Anatomia do joelho.

 

Figura 2: Visão artroscópica do Ligamento Cruzado Anterior normal

Como ocorre a Lesão de Ligamento Cruzado Anterior (LCA)?

Este ligamento pode ser rompido quando a articulação sofre uma entorse. Durante a entorse as estruturas que mantém a estabilidade articular – os ligamentos entre elas – podem ser distendidas até que se rompam (Figura 3).

Figura 3: Visão artroscópica do Ligamento Cruzado Anterior rompido

Entre os homens, no Brasil, a causa mais comum de ruptura de LCA é uma entorse do joelho durante um jogo de futebol. A lesão ocorre quando o corpo gira sobre o joelho estando o pé firmemente preso ao solo. Isso acontece num drible, por exemplo.

Sintomas

Imediatamente o jogador sente que o joelho “falhou” e vai no chão com uma dor intensa no joelho. Em muitos casos um estalido chega a ser ouvido pelo paciente e seus companheiros durante o momento em que a lesão ocorre. A volta para o jogo é impossível, por causa da dor, e o joelho costuma inchar bastante e em poucas horas.

Diagnóstico

Após uma lesão como essa o ideal é o paciente procurar um ortopedista especialista em joelhos, que irá examiná-lo e solicitará um exame de imagem, a ressonância magnética. No exame de ressonância magnética pode ser avaliada a integridade do LCA e também de todas as outras estruturas articulares. Não é incomum a presença concomitante de ruptura do LCA com uma lesão meniscal ou de cartilagem.

Cirurgia LCA

O tratamento, com raras exceções, é cirúrgico. Existem diferentes técnicas cirúrgicas para reconstrução do ligamento cruzado, que estão sendo constantemente aprimoradas.

Figura 4: Visão artroscópica do Ligamento Cruzado Anterior reconstruído cirurgicamente com enxerto do tendão do jarrete.

O ligamento rompido é reconstruído por artroscopia (Figura 4). A duração da cirurgia costuma ser de aproximadamente uma hora e a recuperação é relativamente rápida e são necessários apenas alguns dias para o retorno às atividades cotidianas.

ciruriga ligamento cruzado anterior
Uma técnica também comum é reconstruir o LCA com enxerto autólogo do tendão patelar.

O retorno às atividades esportivas, tem maiores restrições e pode-se levar alguns meses até a liberação. Sessões de fisioterapia são fundamentais no período de recuperação e serão solicitadas.

Artigo escrito pelo Dr. Adriano de Araújo Karpstein, ortopedista especialista em joelho.

Adriano De Araujo Karpstein

Autor: Adriano De Araujo Karpstein

O Dr. Adriano Karpstein é médico com especializações nas áreas de Ortopedia e Traumatologia, Medicina Esportiva, Artroscopia e Cirurgia de Joelho. Tem mais de 20 anos de experiência. Foi médico dos três principais clubes de futebol profissional do Paraná: Coritiba Foot Ball Club, Paraná Clube e Clube Atlético Paranaense. Hoje dedica-se exclusivamente ao seu consultório privado, localizado na cidade de Curitiba, no Paraná, onde atende pacientes de todo o Brasil e também de outros países. Suas cirurgias são realizadas no Hospital Marcelino Champagnat, um dos melhores hospitais do país. É membro das principais sociedades médicas internacionais das suas especialidades ( ISAKOS, AAOS, SLARD, ICRS, AOSSM e AANA ). Está em constante atualização, frequentando os principais cursos e congressos internacionais, para disponibilizar para os seus pacientes as últimas novidades, os melhores tratamentos e as mais novas técnicas cirúrgicas. É referência em cirurgia artroscópica de joelho no Brasil.

  • Michelle Lola

    Boa noite hj torci meu meu pé e meu tornozelo virou dando um estalo audivel. desde então esta doendo muito se coloco no chão. o que pode ter acontecido?

    • Jacqueline Peres

      Olá não sou médica mais venho sofrendo com meu tornozelo á a mais de um ano então o que te aconselho é procurar um medico o quanto antes e tentar fazer uma ressonância pra ver se está tudo … uma dica importante se o médico pedir repouso faça pois caso não siga certinho pode piorar e muito como foi no meu caso.

      Procure um médico.
      Abraços e melhoras.

  • yun

    oi, eu sou yun, tenho 18 anos e torci meu tornozelo há dois meses atrás
    fui no ortopedista, usei gesso por 10 dias e quando tirei, ainda estava com edema e bastante inchado
    demorei um pouco para ir lá de novo, pois é muito longe da minha casa; quando eu fui, o médico que me atendeu no dia da lesão não estava lá, então não fui atendida… cheguei a ir de novo, mas a mesma coisa se repetiu (saúde pública sucks)
    acabou que meu pé foi melhorando sozinho nesse meio tempo, com gelo e água quente; já até consigo andar rápido e descer degraus!

    mas o problema é que ele não desincha… o fato é que era pra eu ter engessado o pé de novo pra ele melhorar certinho, mas por causa dos desencontros com o médico, não deu
    tenho medo desse inchaço poder ser permanente… o que eu faço? devo voltar lá e engessar de novo? socorro, tô começando a ficar angustiada de comparar meus pés todo dia ):

  • Gustavo Teixeira

    Muito legal, estou começando a sentir as dores e estou olhando muito antes de procurar um médico, tem esse artigo que aprendi muito: https://www.blog.sachets.com.br/artrose-e-artrite-reumatoide/
    abraços

  • Vagda Borges

    Olá meu nome é Vagda, tive uma fratura por stress há 03 meses, fiz tratamento com a bota, estava consolidada usando derrepente senti e escutei um CREC, sim a fratura por stress quebrou atingindo o 4 dedo, agora estou esperando sair o edema para realizar cirurgia.

  • Sabrina Fagundes

    Meu irmão sente dor na hora em que ele chuta a bola, o que pode ser?? Geralmente na parte do peito do pé