A artrose de joelho, ou GONARTROSE, é uma doença degenerativa progressiva da cartilagem articular. Ela pode ser secundária a um trauma que cause lesão na cartilagem, desgaste por uso excessivo, sobrecarga crônica ou então ser hereditária. Muitas vezes a causa da doença não é definida.

Sintomas da Gonartrose

Os SINTOMAS da gonartrose são DOR na movimentação e carga sobre o joelho, INCHAÇO e DIFICULDADE progressiva para realizar atividades do dia-a-dia. Em alguns pacientes o joelho pode também começar a “entortar”.

O JOELHO funciona como uma dobradiça complexa que permite outros pequenos movimentos além de dobrar e esticar (Fig. 1). Quando ocorre DESGASTE da CARTILAGEM articular, estes movimentos não ocorrem adequadamente e causam dor. Dessa forma, a cirurgia de prótese de joelho pode devolver o movimento da forma mais próxima possível do normal.

Fig.1 – Mobilidade normal do Joelho

Prótese Total de Joelho

Casos de gornartrose mais avançados podem ter indicação de cirurgia de PRÓTESE TOTAL DE JOELHO, que consiste na substituição da superfície articular do seu joelho.

Na cirurgia, coloca-se um revestimento confeccionado de metal próprio para ser implantado no corpo humano. Essa cirurgia tem objetivo de restaurar o movimento sem a dor causada pelo desgaste de cartilagem e alinhar o joelho quando este está “torto”. Essa substituição ocorre no fêmur (osso da coxa), na tíbia (osso da perna) e na patela (osso da frente do joelho).  Na artroplastia total do joelho todos os componentes são substituídos.

 

Fig. 2 – Diferença entre um joelho normal (esquerda) e um joelho com artrose (direita)

Prótese Parcial de Joelho

Pode-se também realizar substituição parcial dos componentes, em que apenas pedaços da articulação são substituídos (prótese parcial ou unicompartimental). Esses componentes são fixados junto ao osso com um cimento ósseo de forma a permitir que você pise sem soltá-los.

Entre os componentes de metal (fêmur e tíbia) existe um componente de plástico (polietileno – plástico próprio para ser implantado) com grande resistência ao desgaste que preenche o espaço de forma a permitir o movimento adequado entre os ossos.

Na patela (osso da frente do joelho) pode ser colocado um componente plástico de diâmetro um pouco maior que uma moeda de Um Real (Fig. 3).

Fig. 3 – Prótese unicompartimental (acima) e prótese total de joelho (abaixo)

Prótese de Joelho x Dor no Joelho

A CIRURGIA de prótese total de joelho pode propiciar grande ALÍVIO DA DOR no joelho e devolver a QUALIDADE DE VIDA aos pacientes com gonartrose.

Trata-se de um procedimento cirúrgico desenvolvido há mais de 30 anos e atualmente consiste num dos procedimentos com maior grau de satisfação dentro da cirurgia ortopédica.

Para se ter uma ideia, no ano de 2009 foram realizadas mais de 500.000 cirurgias deste tipo nos Estados Unidos e estima-se que em 2030 serão realizadas 3 milhões de próteses de joelho ao ano.

 

Fig. 4 – Joelho com artrose e joelho com a prótese colocada

Indicação para Prótese de Joelho

Consideramos como INDICAÇÕES PRINCIPAIS para este tipo de cirurgia a presença de alguns destes itens:

1. Dor intensa no joelho que não melhora com o tratamento conservador

2. Deformidade ou instabilidade da articulação

3. Dificuldade para realizar as atividades do dia a dia

4. Falha no tratamento não-cirúrgico

5. Alterações nos exames de radiografia indicando desgaste da articulação.

Quem tem dor crônica no joelho ou já recebeu o diagnóstico de gonartrose (artrose no joelho) deve questionar seu ortopedista especialista em joelho sobre essa possibilidade de tratamento. O resultados são muito satisfatórios e, apesar da prótese de joelho ser uma cirurgia grande, a recuperação é relativamente rápida e tranquila.

Artigo escrito pelo Dr. André Manoel Inácio, ortopedista especialista em joelho.

Andre Manoel Inacio

Autor: Andre Manoel Inacio

Formado em Ortopedia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Passo Fundo, o Dr. André Manoel Inácio se especializou em cirurgia do joelho na mesma instituição no ano de 2012. Membro da SBOT e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, é também associado a International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopedic Sports Medicine - ISAKOS, a mais importante Sociedade da especialidade em todo o mundo.