Espondilolistese: o que é e quais as suas causas?

 

Realizado por amil 500

 

Com os maus hábitos de postura, desde o modo de sentar, dormir e ao levantar peso, é comum encontrar pessoas que reclamam de dores na lombar e coluna. Da mesma forma, você mesmo também pode sofrer com desconfortos na região.

 

Entre as diferentes condições de desvios na coluna, que podem ser causadas por má postura ou traumas, estão as conhecidas lordose, cifose e escoliose. No entanto, existem outras variações , como é o caso da espondilolistese. Conheça mais sobre o que é, suas causas e tratamentos.

O que é a espondilolistese?

A espondilolistese é o deslizamento de duas vértebras da coluna, uma sobre a outra. Geralmente esse deslocamento ocorre para frente, sendo chamado de retrolistese, ou para trás, conhecido como anterolistese. Dentro desta condição, a espondilolistese ainda pode acontecer nas três partes da coluna: lombar, torácica e cervical.

 

Tipos e causas da espondilolistese

Os fatores que causam a espondilolistese definem qual é o seu tipo. Assim, são determinadas seis categorias diferentes. São essas:

  • Degenerativa: geralmente causada por alterações na coluna pelo processo de envelhecimento. Pode ser mais comum em mulheres, normalmente atingindo a região lombar;
  • Ístmica: formada por defeito vertebral ou má formação. Pode aparecer mais em crianças e adolescentes;
  • Traumática: gerada por quedas e acidentes que resultam em fraturas ou traumas na região, levando ao deslizamento das vértebras;
  • Displásica: costuma ocorrer na região lombar, entre as vértebras L5 e S1. Pode ser mais comum em adolescentes e acontece quando os ossos não suportam a força exercida e deslizam;
  • Patológica: mais rara, é resultado de uma doença óssea ou tumor na região.

 

Além disso, a espondilolistese ainda é dividida em graus, de acordo com a gravidade do deslizamento. Dessa forma, ela pode ser de Grau I (25%), Grau II (50%), Grau III (75%) ou Grau IV (deslizamento total).

Complicações do deslocamento vertebral

O grande problema relacionado a esse deslocamento, são as complicações que ele pode desencadear. A mais comum é a compressão de nervos sendo que, a longo prazo, isso pode causar perdas sensitivas e motoras. Entre os nervos que podem ser comprometidos, está o ciático, que passa pela coluna e desce até os pés. Isso resulta em um dor localizada na lombar e que irradia para as pernas.

 

O bico de papagaio também pode ser uma das complicações, em alguns casos, quando o deslocamento faz com que uma vértebra entre em atrito com a outra, gera um calo ósseo na região do contato.

Quais os tratamentos da espondilolistese?

O tratamento para a espondilolistese depende muito do seu tipo e grau de deslocamento. Em casos mais graves, por exemplo, talvez seja indicada uma cirurgia. Já para graus mais leves de movimentação das vértebras, costuma ser recomendado um acompanhamento inicial com um fisioterapeutae uso de anti-inflamatórios.

 

Tanto como tratamento, mas também como uma forma de prevenção, o melhor a se fazer para evitar a espondilolistese é sempre manter os músculos da coluna fortalecidos, já que eles irão proteger e evitar a movimentação dos ossos. Além disso, é recomendado o alongamento frequente da região, já que o exercício ajuda no encaixe correto da espinha, melhorando a sua postura.

ORTOPedia BR

Autor: ORTOPedia BR

Maior portal de busca de ortopedistas do Brasil. Pesquise nossa listagem de especialistas. Só aqui você encontra todas as informações mais relevantes sobre o mundo da ortopedia e especialistas em joelho, ombro e cotovelo, pé, coluna...

  • C9G5O69

    Excelente artigo. Agradecimentos mil !!

  • Adilson José

    Bom dia! Meu ligamento rompeu ha mais de 2 anos. Qual o risco que corro se nao fizer a cirurgia??

  • José Rodrigues Junior

    PEÇO A DEUS QUE ME CURE, POIS ESTOU COM O BRAÇO FRACO !!!

    • Fernando Souza

      Faça hidroginástica e natação. Baixo impacto e alto fortalecimento, melhorando a musculatura e amplitude dos braços.

  • Vinícius

    Voltei a correr depois de 3 meses parados de qualquer aeróbico. Logo no primeiro treino já senti a canela queimando, travada e dolorida na primeira volta de 500m…Se eu não treinar, de acordo com esse artigo, eu nunca vou voltar ao q era antes e a dor sempre acontecerá quando eu tentar correr. Inúmeras situações de dores exigem q a pessoa continue treinando para fazer o corpo se fortalecer como era antes. Mas estes artigos sempre fazem terrorismo. Se o mundo fosse bem como querem q seja nesses textos de internet, o ser humano seria mais fraco do q já é.

    • Diego F G

      Cara já ouviu falar do David Goggins? O cara é o exemplo do que você falou. Se não conhece, recomendo conhecer. Abraços!

    • Felipe Bernardo

      Seu tornozelo estralava? O meu estrala bem encima do calcanho, se eu fico sem colocar toda a planta do pé no chão e movo ele..

      • Vinícius

        Não, só a canela queimava de uma forma muito intensa, mas eu ligava o foda-se e continuava.

    • Fernando Souza

      A órtese noturna que alonga os pés é maravilhosa. Eu não podia mais participar de corridas, esteiras, gastava muito com tênis e palmilhas. Fazia todos os dias fisioterapia e cheguei a fazer ondas de choque. A indicação médica era cirúrgica. Continuei com as fisioterapias e alongamentos e comprei essa órtese. Meu pé é outro depois de 6 meses. E invista em palmilhas desenhadas para os seus pés, isso fará muita diferença na sua vida. Faço 2 horas de esteira e o que dói são as pernas, nem lembro mais que tenho pés.

  • muito bem explicado…o tratamento da coluna vertebral depende sempre da origem do problema ou dor…

  • Julio Arbumio

    Minha esposa sofreu um entorse a muitos anos e não fez nenhum tratamento desde que eu a conheço tem o tornozelo inchado com edema e não posso nem mesmo tocar nesse tornozelo por ela sente muita dor ,sempre sente dor nesse tornozelo após algumas horas em pé a dor sempre aumenta .Será que tem algum tratamento nesse caso ??

    • ETNC mix Eletronica

      Boa noite, era pra ter feito algum tratamento, como imobilização para conservar e recuperar, essa dor pode ser duas coisas ou rompeu algum ligamento ou fraturou algum osso e com o tempo esse osso se consolidou sem nenhum tratamento, só que colou errado e isso pode zerar dor e edema, eu aconselho você procurar o ortopedista especialista em tornozelo