Informações relevantes sobre ortopedia pediatrica, ortopedia infantil, ortopedista de crianças, fratura em criança, lesão ortopédica crianças, articulações crianças…
Ortopedia Pediatrica:
O que é um ortopedista pediátrico?
Um ortopedista pediátrico é o mais experiente médico ortopedista especialista para avaliar e tratar problemas músculo-esqueléticos (ossos, articulações ou músculos) em uma criança. Isso inclui recém-nascidos e também adolescentes ainda em fase de crescimento.
Que tipos de problemas a ortopedia pediatrica trata?
Os problemas musculoesqueléticos da criança são diferentes dos de um adulto. Como as crianças ainda estão crescendo, a resposta do corpo a lesões, infecções e deformidades pode ser muito diferente.
Às vezes, o que se pensa ser um problema em uma criança é apenas uma variação de crescimento que irá se resolver com o tempo. Um bom exemplo disso é o desuso das botinhas ortopédicas. Era comum usá-las devido ao arqueamento das pernas característico, mas natural, das crianças até os 6/7 anos.
Alguns dos problemas que as crianças têm em seus ossos e articulações são devidos ao crescimento e nem sequer ocorrem em adultos. Por isso, a avaliação e o tratamento de uma criança é em geral completamente diferente da de adulto – mesmo que o problema se assemelhe.
É um fato, crianças com problemas pediátricos complexos são melhor atendidas com a abordagem de uma equipe médico-cirúrgica com especialização pediátrica.
A ortopedia pediatrica diagnostica, trata e controla problemas músculo-esqueléticos das crianças, tais como:
• Deformidades dos membros e da coluna vertebral observadas no nascimento ou mais tarde (pé torto, escoliose, diferenças de comprimento dos membros)
• Anormalidades do andar (mancar)
• Ossos quebrados
• Infecções e tumores ósseos ou articulares
Ortopedia pediatrica: Cuidados especializados para crianças.
As crianças não são adultos pequenos. Eles nem sempre podem dizer o que está incomodando, ou responder a perguntas médicas durante um exame médico. Ortopedistas pediátricos sabem como examinar e tratar as crianças de forma a ajudá-los a se sentirem relaxados e cooperativos. Têm também experiência em se comunicar com familiares ansiosos.
A maioria dos ortopedistas infantis são formados e se atualizam ortopedicamente tendo crianças em mente. Seus consultórios e equipamentos são especialmente concebidos para recebê-las. Brinquedos, vídeos e materiais de leitura, ajudam a criar um ambiente confortável e para as crianças.