Bico de papagaio? Muitos pacientes são informados de que têm esporões ósseos em suas costas ou pescoço, com a implicação de que os esporões ósseos são a causa de sua dor nas costas. No entanto, os esporões ósseos (“bico de papagaio”) em e de si mesmos são simplesmente uma indicação de que há degeneração da coluna vertebral; A presença de esporões em sua coluna não significa necessariamente que eles são a verdadeira causa da dor nas costas do paciente.

O termo “esporões ósseos” é derivado da palavra “esporas” e implica que esses crescimentos ósseos estão estimulando ou cutucando alguma parte da anatomia da coluna vertebral e causando dor. Contudo, contrariamente a esta implicação, os esporões ósseos são de facto estruturas lisas que se formam durante um período prolongado de tempo.

O termo médico para esporas ósseas é osteófitos, e eles representam um alargamento da estrutura óssea normal. Basicamente, os osteófitos (ou bicos de papagaio) são um marcador radiográfico de degeneração espinhal (envelhecimento), o que significa que eles aparecem em raios-X ou ressonância magnética e são em geral um achado normal à medida que envelhecemos. São alterações muito frequentemente encontradas após os 60 anos de idade.

Esporões ósseos e anatomia espinhal

A coluna vertebral humana é feita de trinta e dois segmentos vertebrais separados que são separados por discos intervertebrais feitos de colágeno e ligamentos. Estes discos são amortecedores de choque e permitem um grau limitado de flexibilidade e movimento em cada segmento espinhal. O efeito cumulativo permite uma gama completa de movimento em torno do eixo da coluna vertebral, especialmente o pescoço (coluna cervical) e parte inferior das costas (coluna lombar).

O movimento entre cada segmento é limitado pelos ligamentos rígidos do disco externo e as articulações que se movem (articulam) em cada nível espinhal (a articulação facetária). Sob cada articulação, logo atrás do disco, há um par de raízes nervosas que saem do canal espinhal. O orifício de saída (forame) que rodeia o nervo (disco na frente, articulações acima e abaixo) é relativamente pequeno e tem pouco espaço para qualquer coisa além do nervo que sai.

Causas do estímulo ósseo

Há uma série de condições espinhais comuns que estão relacionados com o desenvolvimento de “bico de papagaio”, incluindo osteoartrite e estenose espinhal.

Osteoartrite

Os médicos muitas vezes se referem às alterações como artrite da coluna vertebral ou osteoartrite das articulações faceta, e esta condição é uma causa comum de dor nas costas na população de pacientes mais velhos (mais de 55 ou 60).

A osteoartrite pode causar rigidez e dor lombar que geralmente é pior de manhã, fica melhor depois de se mover ao redor e, em seguida, fica pior novamente ao final do dia.

A causa mais comum de osteoartrite cervical e lombar é uma predisposição genética. Os pacientes podem tipicamente desenvolver sintomas de osteoartrite dos 40 aos 60 anos. Os homens são mais propensos a desenvolver sintomas relacionados com artrite mais cedo na vida, no entanto, as mulheres pós-menopáusicas com espinhas enrijecidas (formação de esporão ósseo acelerado) rapidamente alcançam os homens na incidência e gravidade da osteoartrite.

Estenose espinal

O alargamento do osso pode às vezes levar ao estreitamento do canal espinhal e resultar em estenose espinhal.

Esta condição pode causar compressão do nervo, levando à dor para baixo, nas pernas que é pior quando o paciente está de pé ou caminha, e é melhor quando está sentado. A estenose espinal não pode ser prevenida, mas certamente pode ser curada.

Existe uma vasta gama de opções de tratamento possíveis para os esporões ósseos sintomáticos na coluna vertebral.

Sintomas clínicos de espinhos ósseos

Dor nas costas ou dor de garganta é muito comum como as articulações faceta são inflamadas e os músculos do pescoço e volta tornam-se irritado. Os sintomas típicos relatados pelos pacientes incluem:

• Dor no pescoço ou parte inferior das costas quando em pé
  • Dor irradiada nos ombros (muitas vezes incluindo dores de cabeça), se a coluna cervical é afetada
  • Dor irradiada na parte posterior e coxa, se a coluna lombar é afetada.

Os sintomas dos esporões ósseos (bico de papagaio) são agravados com a atividade e muitas vezes melhoram com o repouso se as raízes nervosas são comprimidas apenas em determinado movimento da coluna. Os sintomas típicos dos estímulos ósseos lombares muitas vezes melhoram quando um indivíduo está dobrando para frente e flexionando na cintura, como inclinando-se sobre um carrinho de compras ou sobre uma bengala pois aliviam a compressão nos forames por onde saem as raízes nervosas.

À medida que os nervos ficam comprimidos, os pacientes com esporão ósseo (bico de papagaio) queixam-se de vários sintomas neurológicos, incluindo:

• Dor em um ou em ambos os braços ou pernas
  • Entorpecimento ou formigamento em um ou ambos os braços ou pernas
  • Fraqueza progressiva em um ou ambos os braços ou pernas
  • Em casos muito raros, pode ocorrer incontinência intestinal e vesical.

Os sintomas descritos acima também podem ser causados ​​por condições médicas diferentes dos estímulos ósseos, incluindo mas não limitados a diabetes, má circulação sanguínea nos braços e pernas, tumores espinhais, fraturas e infecções espinhais.

Muitos dos sintomas dos esporões ósseos / osteófitos são semelhantes à artrite generalizada, reumatismo, tensão nas costas e fadiga muscular, bem como rupturas agudas do disco com herniação e  compressão nervosa.

Como os sintomas típicos do estímulo ósseo são freqüentemente semelhantes a muitas outras condições possíveis, é importante que o paciente consulte profissionais médicos apropriados para obter um diagnóstico completo e preciso.

Diagnóstico de esporões ósseos (osteófitos)

A avaliação diagnóstica começa com o exame clínico. O profissional de saúde deve realizar uma avaliação neurológica e espinhal detalhada avaliando a compressão do nervo espinhal e da medula espinhal.

A chave no processo de diagnóstico é correlacionar a história do paciente, sintomas e qualquer teste adicional para determinar a causa da dor do paciente.

Testes diagnósticos comuns para auxiliar no diagnóstico incluem:

Testes eletrocondutores são comumente realizados para documentar o grau e gravidade da lesão do nervo espinhal. Os testes EMG e teste de condução nervosa (EMG / NCV) excluirão a compressão do nervo periférico, como a síndrome do túnel do carpo.

Radiografias começam com um raio X da coluna vertebral para determinar a extensão das alterações artríticas e formação de esporão ósseo. Com estas películas, o médico pode determinar se estão presentes alterações destrutivas ou são indicadas outras imagens radiográficas.

Tomografia computadorizada (tomografia computadorizada) com mielografia e / ou ressonância magnética pode fornecer detalhes sobre a mudança na arquitetura da coluna vertebral e do grau de compressão do sistema nervoso. Com estes filmes, o clínico correlacionará os sintomas clínicos com achados radiográficos e recomendará o curso corretivo de ação, muitas vezes buscando a consulta do cirurgião da coluna vertebral.

Conforme previamente referido, o doente pode ter esporões ósseos presentes nos testes de imagem acima, mas os esporões ósseos podem não ser a causa da dor do doente. Portanto, enquanto os exames são uma ferramenta útil no processo de diagnóstico, eles não fornecem por si mesmos um diagnóstico.

Opções de tratamento para os esporões ósseos (bico de papagaio)

A maioria dos pacientes com compressão nervosa leve ou moderada e irritação de esporões ósseos pode gerenciar seus sintomas de forma eficaz com cuidados nas costas não-cirúrgicos, tais como:

Medicamentos

Medicamentos anti-inflamatórios e relaxantes musculares, por aproximadamente 4 a 6 semanas.

Curto período de descanso

A atividade pode inflamar as raízes nervosas pela compressão e/ou atrito, assim um período curto do descanso é inicialmente apropriado.

Terapia de reabilitação

Após 1-2 semanas, fisioterapia, exercício e ajuste quiroprático muitas vezes alivia as condições articulares dolorosas. Essas modalidades tentam restaurar flexibilidade e força no pescoço e nas costas, melhorando a postura e possivelmente diminuindo a compressão nos nervos. No entanto, a compressão do nervo com dor radiante em um braço e perna deve ser clinicamente investigado antes de iniciar qualquer forma de terapias de reabilitação.

Injeções

As injeções de cortisona epidural têm valor terapêutico potencial para alguns pacientes com inflamação da faceta articular, reduzindo o inchaço das articulações e melhorando a dor espinhal e a síndrome dor dor irradiada. Os resultados são geralmente apenas temporários, mas repetir injeções eventualmente é indicado. O alívio da dor com uma injeção pode permitir que o paciente progrida com reabilitação.

Uma consulta com especialista em coluna é apropriado se essas medidas não-cirúrgicas para tratar esporões ósseos falhar. O encaminhamento precoce é apropriado se os pacientes sofrem de dor intensa ou há evidência clínica de compressão e danos nos nervos.

Cirurgia da coluna vertebral para esporões ósseos (bico de papagaio)

Laminectomia. A cirurgia, tal como uma laminectomia, é projetada para aliviar a dor e os sintomas neurológicos removendo os esporões ósseos e os ligamentos espessados que causam a compressão dolorosa do nervo.

A maioria dos pacientes submetidos à cirurgia de esporão ósseo tem bons resultados, muitas vezes ganhando anos de alívio e melhora na qualidade de vida.

Estudos têm demonstrado que a idade não é um fator importante para determinar se uma pessoa vai se beneficiar da cirurgia da coluna vertebral para esporões ósseos (bico de papagaio). No entanto, as condições médicas, muitas vezes associadas à idade, como a pressão arterial elevada, diabetes e doenças cardíacas podem influenciar os riscos cirúrgicos e retardar os processos de recuperação e, portanto, deve ser tido em conta ao decidir sobre a cirurgia.

A cirurgia da coluna vertebral para osteófitos torna-se necessária se a compressão do nervo ou da medula espinhal está causando dor ininterrupta ou perda motora documentada no exame.

É importante discutir os riscos e benefícios das várias abordagens para a cirurgia da coluna vertebral com o especialista em coluna para entender todos os fatores potenciais como eles pertencem à sua situação individual.

Inspirado em texto de Spine Health

ORTOPedia BR

Autor: ORTOPedia BR

Maior portal de busca de ortopedistas do Brasil. Pesquise nossa listagem de especialistas. Só aqui você encontra todas as informações mais relevantes sobre o mundo da ortopedia e especialistas em joelho, ombro e cotovelo, pé, coluna...