Artrose e artrite reumatoide são os nomes usados para descrever duas das doenças ortopédicas e reumatológicas, que mais afligem idosos e pessoas de meia idade.

Ambas ocorrem nas articulações e podem afetar uma ou mais juntas. Tecnicamente ambas são consideradas artrites, sendo a artrose também chamada de osteoartrite (OA). Existem mais de 100 tipos diferentes de artrite, com diferentes causas e métodos de tratamento. Mas os dois tipos mais comuns são realmente a osteoartrite (OA), popularmente conhecida como artrose, e a artrite reumatoide (AR).

Os sintomas da artrose e artrite reumatoide geralmente se desenvolvem ao longo do tempo, mas também podem aparecer de repente. Artrose e artrite reumatoide são mais comumente vistas em adultos com mais de 65 anos, mas também pode se desenvolver em crianças, adolescentes e adultos mais jovens.

A artrose e a artrite reumatoide são mais comuns em mulheres do que em homens e afetam mais aqueles que estão acima do peso.

artrose e artrite
Comparação entre artrite reumatoide e artrose

O que causa artrose e artrite reumatoide?

A cartilagem é um tecido conjuntivo das articulações que ao mesmo tempo em que é firme também é flexível . Ele protege as articulações, absorvendo a pressão e o choque criado quando você se move e coloca estresse sobre eles.

Uma redução na quantidade normal da cartilagem causa algumas formas de artrite. O desgaste normal causa a Artrose (Osteoartrite – OA). Uma infecção ou lesão das articulações pode exacerbar esta ruptura natural do tecido cartilaginoso. O risco de desenvolver artrose pode ser maior se você tiver histórico familiar da doença.

Já a Artrite Reumatoide (AR), é uma doença auto-imune. Ocorre quando o sistema imunológico ataca os tecidos do corpo. Estes ataques afetam a sinóvia, um tecido mole das articulações, que produz o líquido sinovial, que nutre a cartilagem e lubrifica as articulações.

Artrite reumatoide então é uma doença da sinóvia que invade e destrói as articulações. Eventualmente, pode levar à destruição do osso e da cartilagem dentro da articulação.

A causa exata dos ataques do sistema imunológico é desconhecida, mas os cientistas descobriram marcadores genéticos que aumentam e muito o risco de desenvolver esse tipo de artrite.

Quais são os sintomas da artrose e artrite reumatoide?

Dor nas articulações, rigidez e inchaço são os sintomas mais comuns em ambas as doenças. Sua amplitude de movimento também pode diminuir, e você pode sentir vermelhidão da pele ao redor da articulação. Seus sintomas são piores na parte da manhã, ao acordar ou após ter ficado muito tempo inativo.

No caso de Artrite Reumatoide, você pode se sentir cansado ou experimentar perda de apetite devido à inflamação que causa atividade do sistema imunológico. Você também pode tornar-se anêmico – o que significa que sua contagem de glóbulos vermelhos diminui – ou ter ligeira febre. A artrite reumatoide grave pode causar deformidade articular se não for tratada.

atrite reumatoide x osteoartrite
A diferença entre as articulações de uma mão normal e com AR avançada nas juntas, causa de deformidade

Artrose ou Artrite Reumatoide (Osteoartrite): Identificando

A melhor forma de identificar qual das doenças atacam suas articulações está na identificação dos sintomas.

Os sintomas da artrite reumatoide têm um início bastante rápido e a condição pode piorar em questão de semanas. Os sintomas de artrose  se desenvolvem lentamente e pioram gradualmente durante um longo período de tempo.

Os sintomas da artrite reumatoide afeta as articulações em todo o corpo, incluindo as mãos, dedos, cotovelos, joelhos e quadris. A artrose afeta freqüentemente as articulações dos dedos e o polegar, bem como os joelhos. A Artrite reumatoide sempre afeta múltiplas articulações, enquanto a artrose pode afetar apenas uma determinada articulação ou área do corpo.

No início da AR, sintomas como fadiga, febre, perda de peso e perda de apetite são indicativos do desenvolvimento da doença. A artrose não produz esses tipos de sintomas adicionais.

O sintoma-chave que ajuda os ortopedistas especialistas em artrose e artrite a identificarem, em segundos, o que você tem, diz respeito a uma característica comum da artrite reumatoide, que é a produção de sintomas simétricos e bilaterais, o que significa que ambos os lados do corpo são afetados de forma semelhante.

dor artrite reumatoide
Normalmente a AR afeta as juntas simetricamente (em ambos os lados igualmente) podendo inicialmente se manifestar em um par de articulações apenas, mais frequentemente afetando tornozelo, joelho, mãos e punhos, cotovelos e ombros.

Já a artrose não produz necessariamente os mesmos sintomas. Baseia-se inteiramente em níveis de desgaste de juntas individuais.

Os sintomas da artrite reumatoide incluem também a rigidez prolongada da manhã que dura mais de 30 minutos. Os pacientes com osteoartrite podem sentir rigidez matinal, mas geralmente desaparece nos primeiros 30 minutos.

Comparação entre sintomas da artrose e artrite reumatoide:

Sintomas da Artrite Reumatoide:

  • Dores articulares, rigidez, inchaço que afetam múltiplas articulações
  • Sintomas simétricos que afetam ambos os lados do corpo
  • Rigidez da manhã com duração superior a 30 minutos
  • Sintomas adicionais como fadiga, febre e mal-estar

Sintomas da Artrose (osteoartrite):

  • Dores nas articulações e rigidez geralmente afetando mãos, dedos ou joelhos
  • As articulações em um lado se apresentam piores que as do outro lado
  • Rigidez matinal inferior a 30 minutos
  • Possível dor na coluna e também no quadril

Como a artrose e a artrite reumatoide são diagnosticadas?

O diagnóstico de artrite começa com seu médico (ortopedista e reumatologista em especial) realizando um exame físico. Durante o exame, seu médico irá verificar se há fluido em torno das articulações, quentura ou vermelhidão nas articulações além de verificar limitações no movimento nas articulações.

Extrair e analisar os níveis de inflamação no sangue e fluidos articulares pode ajudar seu médico a determinar que tipo de doença nas articulações você tem.

Ortopedistas e reumatologistas geralmente usam exames de imagem, como raios-X e tomografia computadorizada para que possam descartar outras causas tais esporões ósseos.

Tratamentos

O objetivo principal do tratamento é reduzir a dor nas articulações que você está enfrentando e evitar danos adicionais. Melhorar o funcionamento articular também é importante. O seu médico pode prescrever uma combinação de métodos de tratamento para obter melhores resultados.

estágios da artrite
1) Sinovite 2) Pannus 3) Anquilose Fibrosa: quando a articulação é substituída por tecido fibroso 4) Anquilose Óssea: quando os ossos se fundem

Medicação

Um número de diferentes tipos de medicação tratam a artrose e a artrite. Eles incluem:

• Analgésicos, como o paracetamol (Tylenol): eficazes para o tratamento da dor, mas não ajudam a diminuir a inflamação
• Fármacos anti-inflamatórios não esteroides, por exemplo, ibuprofeno: ajudam a controlar a dor e a inflamação
• Mentol ou cremes de capsaicina: bloqueiam a transmissão de sinais de dor de suas articulações

No caso de artrite reumatoide, o seu ortopedista ou reumatologista poderá aplicar corticosteroides ou medicamentos anti-reumáticos modificadores da doença, que suprimem o sistema imunitário.

Cirurgia

A cirurgia para substituir a articulação por uma artificial pode ser uma opção. Esta forma de cirurgia é mais comumente realizada para substituir quadris e joelhos. É chamada Artroplastia total, quando existe uma substituição completa da articulação ou artroplastia parcial, quando se repara apenas uma parte da estrutura com prótese.

Já se a sua artrite é mais grave nos dedos ou pulsos, seu médico pode realizar uma fusão conjunta. Neste procedimento, as extremidades dos ossos são mantidas unidas até que se curem e se tornem uma só.

artroplastia do joelho
A artroplastia total de joelho é uma cirurgia avançada onde a articulação afetada é removida e uma nova articulação artificial colocada em seu lugar com inúmeros benefícios, principalmente o cessar da dor local.

Entendendo a Artroplastia

Artroplastia de Joelho

A artroplastia do joelho é a cirurgia que realiza a substituição total do joelho. As partes dos ossos que se tocam pela artrose (desgaste da cartilagem) são recapeadas com próteses. Utilizando instrumentos especiais e de precisão, seu cirurgião removerá as superfícies danificadas dos ossos. Então, as superfícies substitutas (as próteses) serão fixadas no lugar.

A superfície do fêmur é substituída por um componente arredondado de metal que chega muito próximo de reproduzir a curvatura natural do osso. A superfície da tíbia é substituída por um componente de polietileno liso. Essa cirurgia está indicada quando todos os recursos para alívio da dor provocada pela artrose se esgotam. Esse procedimento, apesar do seu alto índice de sucesso, não está livre de complicações. Converse com seu médico sobre os prós e contras!

Exemplificando a Artrose

Artrose do Quadril

A artrose de quadril é uma doença articular crônica, inflamatória e degenerativa, caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e do osso subcondral (abaixo da cartilagem). A cartilagem é um tecido branco, composto de água, colágeno, células cartilaginosas e matriz extracelular ( ácido hialurônico e proteoglicanos).

O líquido sinovial serve para lubrificar a articulação, e realizar movimentos fluidos sem causar dor, diminuindo também o atrito na cartilagem. Quando ocorre o desgaste dessa cartilagem, se inicia o processo degenerativo. O desgaste obedece algumas fases.

No início, a cartilagem se torna menos espessa, mas ainda está presente. Nas fases finais, a cartilagem desaparece completamente e os ossos acabam entrando em contato direto (artrose). Este atrito entre o osso subcondral favorece a inflamação da articulação, causando um processo doloroso e com limitação do movimento.

A população mais afetada pela artrose de quadril são as pessoas com mais de 60 anos (coxartrose primária), portadores de sequelas de doenças da infância / adolescência ( displasia, Perthes, impacto femoroacetabular ), e adultos jovens (osteonecrose e trauma). A artrose do quadril atinge 5% da população mundial, enquanto a artrose do joelho pode ser diagnosticada em 20%. ⠀

artrose de quadril
A união fêmur-acetábulo, responsável pela mobilidade se torna defeituosa e perde seu perfeito funcionamento no advento da artrose.



Sintomas de Artrose do Quadril

Os principais sintomas de artrose do quadril são a dor e a perda de movimento. A dor característica da artrose no quadril é na virilha e profunda, mas pode ser posterior ou se irradiar pela coxa até o joelho. Geralmente associada ao movimento. Se o caso é mais grave, o desconforto é permanente, esteja o paciente em pé, deitado ou se movimentando. A restrição de movimento é progressiva, dificultando a realização de atividades diárias, como calçar as meias e o sapato. Alguns pacientes tem dor lombar pela sobrecarga da coluna devido a artrose do quadril.

Fisioterapia

A fisioterapia para artrose e artrite reumatoide é sempre uma aliada e envolve exercícios que ajudam a fortalecer os músculos ao redor da articulação afetada auxiliando a manutenção dos movimentos articulares e na diminuição da dor.

Qual é a perspectiva de longo prazo para pessoas com artrose e artrite reumatoide?

Não há cura para a artrose e artrite reumatoide. No entanto, o tratamento certo pode reduzir significativamente os seus sintomas. Além dos tratamentos recomendados pelo seu médico, você pode fazer uma série de mudanças de estilo de vida que podem ajudá-lo a gerenciar sua artrite.

O exercício regular manterá suas junções flexíveis. A natação é muitas vezes uma boa forma de exercício para as pessoas com artrite, porque não colocam pressão sobre as articulações quanto andar ou correr. Ficar ativo é importante, mas você também deve resguardar bons períodos de descanso necessário para recuperação das articulações.

Perder peso e mantê-lo em nível saudável reduz o risco de desenvolver artrose, e pode reduzir os sintomas se você já tem. Uma dieta saudável é importante para perda de peso e comer alimentos ricos em antioxidantes pode ajudar a reduzir a inflamação.

Com o passar do tempo você vai aprender o que funciona melhor para controlar a sua dor. Algumas pessoas acham que bolsas de água quente ou compressas de gelo são calmantes. Outros usam dispositivos de assistência à mobilidade, como andadores ou bengalas, para ajudar a aliviar as articulações doloridas.

No caso de dor localizada, procure um ortopedista especialista na articulação afetada. Clique aqui.

ORTOPedia BR

Autor: ORTOPedia BR

Maior portal de busca de ortopedistas do Brasil. Pesquise nossa listagem de especialistas. Só aqui você encontra todas as informações mais relevantes sobre o mundo da ortopedia e especialistas em joelho, ombro e cotovelo, pé, coluna...