Artroscopia, ou vídeoartroscopia, é o nome que se dá a uma técnica cirúrgica minimamente invasiva ortopédica.

Consiste em se abordar uma articulação através de pequenas incisões e instrumentos cirúrgicos especiais. As incisões são muito pequenas, normalmente não maiores do que 5 milímetros. A maioria das cirurgias podem ser feitas com apenas dois ou três desses pequenos orifícios, que são chamados de portais artroscópicos.

Por um desses portais o cirurgião introduz o artroscópio (Figura 1). O artroscópio é um instrumento ótico acoplado a uma câmera que transmite imagens de dentro da articulação, ampliadas e em altíssima definição, para um monitor de vídeo.

artroscopia
Figura 1: Artroscópio

Pelo outro portal, ou portais, são inseridos os instrumentos cirúrgicos artroscópicos. Estes portais permitem ao cirurgião testar as estruturas articulares, colher fragmentos de tecidos para biópsias, remover corpos livres, identificar lesões e tratá-las.

A artroscopia serve, portanto, para se fazer o diagnóstico de patologias intra-articulares e também tratá-las.

O joelho é a maior articulação do nosso corpo e também é a articulação onde a maioria das artroscopias é realizada (Figura 2). Mas, com o desenvolvimento de artroscópios de diferentes tamanhos e instrumentais cirúrgicos especiais, hoje pode-se abordar a maioria das articulações do corpo, como o ombro, tornozelo, cotovelo, punho e quadril.

artroscopia do joelho
Figura 2: Artroscopia de joelho

Artroscopia x Cirurgia convencional

As vantagens da artroscopia para os pacientes são enormes: cicatrizes muito pequenas, mínimo sangramento, recuperação rápida e praticamente indolor.

Para o joelho, especificamente, a artroscopia é mais comumente executada para o tratamento das lesões dos meniscos, lesões da cartilagem e lesões ligamentares.

Figura 3: Imagem do ligamento cruzado anterior obtida em artroscopia de joelho

Recuperação

A recuperação de uma cirurgia artroscópica costuma ser bem mais rápida quando comparada com as técnicas convencionais. As cicatrizes, de tão pequenas, costumam desaparecer com o tempo.

Importante saber que o aprendizado das técnicas cirúrgicas artroscópicas demanda estudo e tempo em especializações e sub-especializações e que os pacientes devem sempre procurar por cirurgiões que sejam especialistas em artroscopia.

Artigo escrito pelo Dr. Adriano de Araújo Karpstein, ortopedista especialista em joelho.

Adriano De Araujo Karpstein

Autor: Adriano De Araujo Karpstein

O Dr. Adriano Karpstein é médico com especializações nas áreas de Ortopedia e Traumatologia, Medicina Esportiva, Artroscopia e Cirurgia de Joelho. Tem mais de 20 anos de experiência. Foi médico dos três principais clubes de futebol profissional do Paraná: Coritiba Foot Ball Club, Paraná Clube e Clube Atlético Paranaense. Hoje dedica-se exclusivamente ao seu consultório privado, localizado na cidade de Curitiba, no Paraná, onde atende pacientes de todo o Brasil e também de outros países. Suas cirurgias são realizadas no Hospital Marcelino Champagnat, um dos melhores hospitais do país. É membro das principais sociedades médicas internacionais das suas especialidades ( ISAKOS, AAOS, SLARD, ICRS, AOSSM e AANA ). Está em constante atualização, frequentando os principais cursos e congressos internacionais, para disponibilizar para os seus pacientes as últimas novidades, os melhores tratamentos e as mais novas técnicas cirúrgicas. É referência em cirurgia artroscópica de joelho no Brasil.

  • C9G5O69

    Excelente artigo. Agradecimentos mil !!

  • Adilson José

    Bom dia! Meu ligamento rompeu ha mais de 2 anos. Qual o risco que corro se nao fizer a cirurgia??

  • José Rodrigues Junior

    PEÇO A DEUS QUE ME CURE, POIS ESTOU COM O BRAÇO FRACO !!!

    • Fernando Souza

      Faça hidroginástica e natação. Baixo impacto e alto fortalecimento, melhorando a musculatura e amplitude dos braços.

  • Vinícius

    Voltei a correr depois de 3 meses parados de qualquer aeróbico. Logo no primeiro treino já senti a canela queimando, travada e dolorida na primeira volta de 500m…Se eu não treinar, de acordo com esse artigo, eu nunca vou voltar ao q era antes e a dor sempre acontecerá quando eu tentar correr. Inúmeras situações de dores exigem q a pessoa continue treinando para fazer o corpo se fortalecer como era antes. Mas estes artigos sempre fazem terrorismo. Se o mundo fosse bem como querem q seja nesses textos de internet, o ser humano seria mais fraco do q já é.

    • Diego F G

      Cara já ouviu falar do David Goggins? O cara é o exemplo do que você falou. Se não conhece, recomendo conhecer. Abraços!

    • Felipe Bernardo

      Seu tornozelo estralava? O meu estrala bem encima do calcanho, se eu fico sem colocar toda a planta do pé no chão e movo ele..

      • Vinícius

        Não, só a canela queimava de uma forma muito intensa, mas eu ligava o foda-se e continuava.

    • Fernando Souza

      A órtese noturna que alonga os pés é maravilhosa. Eu não podia mais participar de corridas, esteiras, gastava muito com tênis e palmilhas. Fazia todos os dias fisioterapia e cheguei a fazer ondas de choque. A indicação médica era cirúrgica. Continuei com as fisioterapias e alongamentos e comprei essa órtese. Meu pé é outro depois de 6 meses. E invista em palmilhas desenhadas para os seus pés, isso fará muita diferença na sua vida. Faço 2 horas de esteira e o que dói são as pernas, nem lembro mais que tenho pés.

  • muito bem explicado…o tratamento da coluna vertebral depende sempre da origem do problema ou dor…

  • Julio Arbumio

    Minha esposa sofreu um entorse a muitos anos e não fez nenhum tratamento desde que eu a conheço tem o tornozelo inchado com edema e não posso nem mesmo tocar nesse tornozelo por ela sente muita dor ,sempre sente dor nesse tornozelo após algumas horas em pé a dor sempre aumenta .Será que tem algum tratamento nesse caso ??

    • ETNC mix Eletronica

      Boa noite, era pra ter feito algum tratamento, como imobilização para conservar e recuperar, essa dor pode ser duas coisas ou rompeu algum ligamento ou fraturou algum osso e com o tempo esse osso se consolidou sem nenhum tratamento, só que colou errado e isso pode zerar dor e edema, eu aconselho você procurar o ortopedista especialista em tornozelo